Prevenir problemas dentários comuns é fácil: os bons hábitos de cuidados bucais são indispensáveis e ajudam a prevenir placas bacterianas, mau hálito e afastamento de gengivas, entre muitos outros problemas simples que estão relacionados à higiene bucal.
“Além desses hábitos, visitas regulares ao dentista também são boas formas de prevenção, para que os mecanismos profissionais identifiquem problemas mais sérios e os tratamentos sejam iniciados o quanto antes”, afirma a Dra Marauê Vengres, dentista do Grupo Mais Sorriso.
Um desses problemas comuns é a gengivite. “Ela é uma inflamação nos tecidos de proteção dos dentes: a gengiva, os ligamentos e o tecido ósseo que circunda as raízes dos dentes”, explica a dentista. A Dra Marauê Vengres ainda orienta que “a inflamação causa sintomas desagradáveis como sangramento, mau hálito, vermelhidão, inchaço, dor e ardência”.
Causas
A gengivite é provocada, principalmente, pelo acúmulo de placas bacterianas. Essas placas se formam quando os restos de comida que ficam nos dentes e entre eles se acumulam continuamente. As camadas de placas bacterianas acumuladas originam o tártaro. “O tártaro, depois de um tempo nos dentes, causa a irritação e inflamação da gengiva, por causa das bactérias e toxinas produzidas ali”, conta a dentista. Há alguns contextos que influenciam diretamente na formação de gengivite, são eles:
– Consumo excessivo de alimentos açucarados
– Pouca ou nenhuma escovação
– Escovação inadequada (ex: escovas duras e escovação forte)
– Não uso de fio dental ou uso excessivo que causa irritações
– Hábito de fumar
– Mudanças hormonais
– Diabetes descontrolada
– Dentes muito desalinhados, que dificultam a escovação
– Escovação prejudicada por limitações motoras
– Tratamentos médicos que deixam a boca muito seca, com ambiente propício para desenvolvimento de tártaro
Entendendo os sintomas
É importante ficar atento aos sintomas de gengivite, porque ela pode evoluir para outros estágios da doença que são mais sérios e difíceis de tratar. “A fase mais grave da gengivite é chamada de doença periodontal”, aponta a Dra Marauê.
Para tratar a gengivite, procure rapidamente um dentista. “Ele irá eliminar as causas, como as placas bacterianas e o tártaro e assim, reverter os sintomas usando medicação em enxaguantes bucais, por exemplo”, finaliza a doutora.
Alguns sintomas que caracterizam a irritação nas gengivas:
– Mau hálito constante e gosto desagradável na boca
– Mudança no encaixe dos dentes na boca
– Acúmulo de pus ao redor dos dentes e bolsa gengival
– Retração da gengiva e aparência de dentes mais longos
Como tratar
Durante a visita ao dentista, o profissional deve realizar o seguinte procedimento, bastante usual:
– Avaliação bucal e remoção das placas e tártaros
– Orientações sobre escovação adequada
– Acompanhamento mensal do paciente
– Possível reparo de algum problema que dificulte a escovação, como aparelhos e dentes desalinhados
Agora que você sabe um pouco mais sobre como se desenvolve a gengivite, fique atento aos seus hábitos.
Marque uma avaliação na Clínica Mais Sorriso para saber como anda sua saúde bucal. É rápido, prático e ideal para prevenir problemas como a gengivite. 😊