Quem observa o próprio corpo tem vantagem quando o assunto é saúde. A auto-observação ajuda a identificar precocemente possíveis problemas, e isso aumenta as chances de sucesso dos tratamentos. Por exemplo, você já observou algum estalo ao abrir ou fechar a boca? Sente dores de cabeça e já sentiu sua mandíbula travada? Esses sinais podem estar associados a um problema que afeta muitas pessoas, principalmente mulheres adultas. Estamos falando sobre a disfunção temporomandibular, ou DTM.
Na leitura de hoje, a Dra Paula Goulart, dentista do Grupo Mais Sorriso, irá esclarecer detalhes importantes sobre esse problema que, apesar de comum, não é muito conhecido mas tem tudo a ver com a saúde bucal. Boa leitura.
O que é Articulação Temporomandibular?
Dra Paula explica que “ATM é a abreviação utilizada para articulação temporomandibular, um mecanismo do corpo que é responsável por ligar o maxilar ao osso temporal do crânio. Quando há algum empecilho para o funcionamento da articulação, chamamos o problema genericamente de DTM, disfunção temporomandibular. A ATM é bastante complexa e articula músculos, ligamentos, discos e ossos, possibilitando o movimento da mandíbula para frente, trás e para os lados. É uma articulação indispensável para a alimentação e articulação das palavras. Portanto, por menor que seja a disfunção temporomandibular, vale à pena procurar ajuda profissional para evitar que o problema se agrave.”
Quais são os sintomas da DTM?
A profissional responde que “normalmente, os pacientes percebem que há algo errado quando sentem que a mandíbula está se projetando para fora, fazendo estalos ou travando. Embora existam alguns palpites sobre possíveis causas da DTM, em geral os motivos não são claros. O consenso odontológico aponta alguns prováveis fatores responsáveis, como lesões na mandíbula, estresse, tensão muscular, predisposição genética, hábito de roer unhas e bruxismo.”
A DTM é um problema difícil de identificar, porque apresenta sinais que também estão presentes em outras situações. Por isso, observando recorrência dos sintomas abaixo, procure o seu dentista para que ele te auxilie com o diagnóstico, analisando seu histórico médico, exame clínico e radiografias.
Sintomas comuns da DTM
–Mandíbulas travadas, com dificuldade para completar os movimentos. Flacidez dos músculos desta região.
–Mudança repentina no encaixe da arcada dentária.
–Dor recorrente na face, nos olhos, pescoço, cabeça, ouvidos e ao mastigar e bocejar.
–Estalos na articulação mandibular, espécie de sensação de desencaixe ao abrir a boca.
Qual o tratamento para a DTM?
“A disfunção temporomandibular é caracterizada por sintomas diversos que podem ou não estar relacionados a outros problemas, por isso é delicado afirmar que há uma cura definitiva. Porém, um dentista pode recomendar tratamentos que ajudam muito a avaliar os sintomas.”, completa Dra Paula. Lembre-se sempre que a orientação profissional é indispensável.
Entre os possíveis tratamentos, estão:
–Em caso de DTM articular (e não muscular), podem ser indicados medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios para amenizar dores e espasmos.
-Utilização de uma placa odontológica para evitar os efeitos do ranger de dentes. A placa impede que os dentes superiores e inferiores se toquem e desgastem o esmalte.
-Controle do estresse por meio de técnicas de relaxamento úteis para evitar tensão muscular. Em alguns casos, pode ser necessário aprender a lidar com a ansiedade cotidiana com auxílio profissional.
–Realização de cirurgia temporomandibular para casos severos de DTM, em que as funções da articulação estão comprometidas.
Gostaríamos de lembrar que a DTM pode ocorrer devido a doenças sistêmicas como artrite reumatoide, fibromialgia, câncer, entre outras. Por isso, não espere para procurar um profissional se perceber os sintomas se apresentando com frequência.
Acompanhe sua saúde bucal visitando regularmente o dentista. Que tal agendar sua avaliação na Clínica Mais Sorriso? Vamos adorar receber você.